terça-feira, 12 de abril de 2011

Invação das Crocs

Navegando no blog Manolo's Shoes Blog, percebi que os sapatos que imitam patas de crocolilo estão invadindo as vitrines, inclusive aqui no Brasil. Em um dos posts do blog existem até algumas críticas sobre os sapatos, dizendo que são "monstruosos", ridículos, horríveis. Convenhamos, eles não mesmo tão bonitos assim, mesmo que sejam confortáveis, não deixam de ser feios. 

É interessante até imaginarmos com o que usar isso? Só se for com bermudas mesmo, talvés na praia. Mas acredito que com o calor, não será nada agradável o cheiro dos seus pés após um dia inteiro usando os sapatos. 

E quando digo que estão invadindo nossas vitrines relmente estão. Fiz questão de anexar uma foto ao posto, mostrando uma das lojas no Salvador Shopping. 

Bem, deixo aqui um entrevista do Monolo's Shoes com Semmelhack que fala a respeito do assunto. 

Confiram:

Por: Manolo Shoeblogger. 

Manolo diz que, no ano passado, nossos amigos do Colecionador Semanal correu a entrevista com o mais fascinante Semmelhack Elizabeth, autor do livro The Heights da Moda e do curador sênior do Museu Bata Shoe, sobre o salto alto.
Desta vez, o Semmelhack Elizabeth é entrevistado sobre a história e o significado dos flip-flops. Aqui está o trecho. 

Colecionador Semanal: Quando é que se tornou mais aceitável para uso de chinelos fora de casa ou durante a semana?
Semmelhack: Sigerson Morrison fez cara salto flip-flops no final dos anos 90. Quando eles fizeram isso, criou um zumbido, porque eles também estavam carregando um pouco para os flip-flops. Eles não eram a sua média de 10 dólares flip-flop. Eu acho que eles custam mais de uma centena de dólares quando foram oferecidas. Sigerson Heel Morrison Kitten Thong
Sigerson Heel Morrison Kitten Thong
 
Sigerson Morrison Kitten Heel Thong
A aceitabilidade dos flip-flop está relacionada com a hypersexualização de se vestir das mulheres. É por isso que minha pesquisa tem se concentrado no salto alto. A introdução da sandália, não o flip-flop, mas o dedo do pé-exposição de sandálias em 1930, fazia parte de uma maior tendência por falta de um termo melhor, do corpo feminino. Sinto que tem havido uma progressão marcada para maior exposição do corpo feminino.
O que eu acho intrigante é que agora os homens começaram a seguir o exemplo, talvez não seja o termo melhor aqui. Os homens estão agora em queda em linha com esta maior exposição, e pode-se argumentar esta maior exposição a partir de seus pés. Com esse aumento da exposição têm-se aumentado também a preocupação com pedicures do sexo masculino e todos os tipos de preparação do corpo masculino. Eu vejo isso como parte desse grande continuum em direção hipersexualização no vestido. Mas se essa exposição do corpo está relacionado com hyersexualização, eu acho que a pergunta é, flip-flops "sexy", também precisa ser feita? e eu acho que a resposta é não.

Considere o Sigerson Morrison de salto alto flip-flop. No final dos anos 90, certamente viu um monte de sapatos de salto alto à noite e sandália - como para as mulheres que exalava apelo erótico.  
19th Century Japanese Zori
E ainda, de alguma forma, a mesma estrutura, a estrutura salto flip-flop feito de plástico barato, não era. Eu acho que os materiais utilizados para fazer flip-flops, as suas cores berrantes e sua associação consistente com o jogo, manteve o flip-flop a realmente tornar-se sexy.

Do curso, ela é exatamente correto. No século passado, a tendência geral foi a libertação da forma feminina; agita, espartilhos, cintas, e agora a meia-calça, tudo seguiu o caminho do pássaro dodô.
Uma vez que os sapatos peep-toe eram muito sexy para o local de trabalho, e agora, graças ao projeto nudification moderna, todos são vajazzaling.

Nenhum comentário:

Postar um comentário